A algumas semanas atrás lancei uma enquete para entender um pouco a visão das pessoas que tenho no LinkedIn sobre capacitação e o resultado foi que 85% das pessoas julgam como fundamental a capacitação para o agro.
E isso não é à toa!
O aumento do uso de tecnologias e a inserção dessas em campo vem transformando o modo de pensar e agir de várias empresas relacionadas ao agronegócio.
O que antes não passava de uma mera integração de início de safra, hoje passa a ser fundamental no campo para entendimento de cada parte do processo.
Vemos um gap muito grande entre o entendimento de tecnologias e o simples "usar por usar".
Para se ter uma ideia, o crescimento do uso de ferramentas de Agricultura de Precisão passou a ser de 84% pelos produtores nos últimos anos, e segundo a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG, 2018) 95% do aumento da produção de alimentos serão oriundos de novas tecnologias que auxiliam os produtores para minimização de custos e elevação da eficiência, além de potencializar benefícios para as usinas por meio da troca de informações.
O acesso a internet e o aumento do uso de celulares no campo também foram expressivos e dessa forma a necessidade de informações se tornou crescente. Em um artigo publicado pelo canal digital da Agrishow em fevereiro deste ano mostra a evolução do uso de ambas as tecnologias. Apesar da carência do setor em conectividade no campo, segundo o artigo, de 2006 a 2017 houve um aumento de 1.900% no acesso à internet.
Iniciativas como a do ConectarAgro promovem e auxiliam para que essa comunicação chegue as todas as propriedades. E com isso, mais informações.
Cada um desses dados mostra o quanto o conhecimento das ferramentas e entendimento dos processos são determinantes para a tomada de decisão efetiva. Porém, nada disso tem significado se não houver pessoas capacitadas tomando a frente dessas decisões.
E aqui, cabe meu questionamento, quanto que você tem dado de valor a capacitação da sua equipe dentro da sua propriedade ou empresa?
Kommentare